Cursos
PSICANÁLISE EM CONTEXTOS PÚBLICOS
25 de junho de 2020
PARENTALIDADE NO SÉCULO XXI
22 de maio de 2020

A PESTE: PSICANÁLISE, ESTADO DE EXCEÇÃO E PANDEMIA

R$936,00

Tal qual a disseminação de um vírus, Lacan propagou a história de que Freud afirmara que a psicanálise é a peste. O psicanalista austríaco teria confidenciado a Jung, durante viagem aos EUA, que os estadunidenses os recebiam sem saber que eram portadores da peste. O que a pandemia nos ensina sobre o significado desta metáfora?

O argelino Albert Camus ao criar literariamente uma cidade empestada nos deu a valiosa indicação de que a peste é seguida pelo estado de exceção. Primeiro o medo, em seguida as medidas que fazem exceção à lei para garantir a segurança, ainda que saibamos que garantias não há. O estado de exceção como regra, entretanto, já fora anunciado há algumas décadas e há muito é experimentado pelos excluídos.

A peste psicanalítica se localiza em um ponto delicado, em que coloca em xeque os pilares da civilização, mas ao mesmo tempo é posta em questão quando esta mesma civilização é abalada pela peste viral. Quais as respostas do psicanalista diante do pânico generalizado, do medo da morte, do luto e dos efeitos do estado exceção sobre os mais vulneráveis? É o que buscaremos abordar nesse percurso, costurando a psicanálise freudo-lacaniana à literatura de Camus e a crítica ao direito de Agamben.

As aulas serão online e ao vivo (não serão gravadas) de maneira a possibilitar a interação. Curso será dado via plataforma Zoom;

Informação adicional
Público Alvo:

Psicanalistas, psicólogos, estudantes e profissionais de áreas afins.

Duração:

12 encontros as sextas-feiras, das 19:00 às 20:30 horas.

Datas:

Início em 28 de agosto, e término 04 de dezembro.

Custos:

R$936,00 reais em 4X.

Carga horária:

18 horas (12 encontros de 1 hora e 30 minutos cada)

Certificado:

Será fornecido certificado (mínimo de 80% de presença)

Coordenação:

Paulo Bueno