Instituto Gerar

Fundado em 1999, o Instituto Gerar tem como objetivo promover a transmissão, oferecer tratamento e desenvolver pesquisas no âmbito da perinatalidade e da parentalidade, a partir do referencial psicanalítico.

A perinatalidade, campo relacionado ao ciclo gravídico puerperal, e a parentalidade, campo de estudo das experiências de cada sujeito na construção de seu lugar parental, são abordadas pela lente da psicanálise com sua ética baseada no estudo da singularidade subjetiva. As questões da filiação, da transmissão e da constituição do sujeito fazem parte deste escopo em seus encontros e desencontros com o ciclo gravídico puerperal, assim como a assunção subjetiva de um lugar parental.

O Instituto Gerar está a serviço do público em geral tendo uma Equipe Clínica e de Pesquisa, e também uma Clínica Social ligada à pós-graduação e acessível às pessoas em situação de vulnerabilidade sócio econômica.

O Instituto Gerar tem trabalhado junto às instituições parceiras na pesquisa e atendimento no campo perinatal e parental, atuando em maternidades, creches e instituições afins. Por meio de palestras, aulas e minicursos, é dada a oportunidade para que instituições interessadas encontrem um espaço de debate e troca.

Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar

Equipe de referência do Instituto Gerar é formada por profissionais com grande experiência em pesquisa e atendimento à gestantes, pais e mães de bebês, em psicanálise, psiquiatria, pediatria, ginecologia e obstetrícia.

Clique aqui e conheça nossa equipe clínica

Vera Iaconelli

Diretora

Psicóloga e psicanalista atende em clínica particular jovens e adultos. Colunista do Jornal Folha de São Paulo.

Em 1999, fundou o Instituto Gerar com a perspectiva de atender, estudar e transmitir sua pesquisa junto às gestantes, pais e mães de bebês em consultório particular e instituições.

Ministra aulas regularmente na pós-graduação do Instituto Gerar, curso do qual é coordenadora. Dá palestras e entrevistas em diferentes contextos institucionais e tem divulgado seus estudos para o público em geral por diversas mídias.

Autora de artigos, coautora do livro: Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora nVersos, 2014), e autora do Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna (Annablume, 2015).

É Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Membro de Escola dos Fórum do Campo Lacaniano SP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Professora convidada do setor de Especialização em Psicologia Hospitalar da Maternidade São Luiz, Professora convidada do setor de Psicologia do Hospital do Coração, Conselheira Técnica da Associação de Doulas de São Paulo ADOSP, Diretora e professora no Instituto Gerar.

lançamento na livraria da Vila

entrevista na CBN

Evento no EPFCL-Rio

I Simpósio sobre o Puerpério

Siaparto

Participação em entrevistas

Parceiros