R$23.560,00
O curso tem como objetivo fornecer conhecimento teórico e desenvolver habilidades práticas em profissionais que desejem aperfeiçoar sua atuação junto às gestantes, parturientes, puérperas, mães, pais e bebês em diferentes contextos a partir do referencial psicanalítico. Visa o exercício da crítica frente aos dilemas atuais da posição social da mulher, da parturição e da constituição do sujeito. Promove recursos de intervenção junto à estas diferentes problemáticas. É dada ênfase ao atendimento clínico e institucional, de modo a equiparar o conhecimento teórico à prática.
Público Alvo: | Psicólogos, psicanalistas e estudantes do último ano de psicologia. |
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Duração: | 08 fins de semana por ano, durante 03 anos. |
Carga Horária: | 500 horas total: 280 horas teoria, 100 horas supervisão, 120 horas estágio (opcional). |
Certificado: | O aluno deverá ter frequência mínima de 75% das atividades e ser aprovado nos trabalhos apresentados (ver no quadro Avaliações abaixo), sendo avaliado também quanto à sua conduta ética. |
Custos: | Matrícula: R$693,00 reais; |
Inscrição e pagamento: | 1. Inscreva-se no link e aguarde confirmação de que há vaga, os dados bancários para depósito da matrícula e preenchimento da carta de apresentação. 2. Envie o comprovante do depósito da matrícula para atende@institutogerar.com.br e a opção de pagamento. 3. O pagamento é via boleto bancário, que será enviado por e-mail com vencimento em 05/03/2020. tanto para pagamento a vista, quanto para parcelamento. |
Distribuição das aulas do 1º Ano:
Datas 2020:
Março: 21 e 22
Abril: 25 e 26
Maio: 16 e 17
Junho: 06 e 07
Agosto: 22 e 23
Setembro: 19 e 20
Outubro: 17 e 18
Novembro: 06, 07 e 08 (excepcionalmente começa na sexta).
Horário das aulas 1º Ano:
Sábados das 08h00 às 17h30
Domingo das 08h00 às 14h00
Dispositivos:
Aulas expositivas
Plataforma Maternidade: Fórum de apresentação grupal
Rede de Práticas Clínicas
ESTÁGIO:
Opcional do 1º ANO
ACOMPANHAMENTO DE PARTO
As informações sobre estágio serão fornecidas no início das aulas do 1º Ano.
Distribuição das aulas do 2º e 3º Ano:
Datas 2020
Março: 20, 21 e 22
Abril: 24, 25 e 26
Maio: 15, 16 e 17
Junho: 05, 06 e 07
Agosto: 21, 22 e 23
Setembro: 18, 19 e 20
Outubro: 16, 17 e 18
Novembro: 06, 07 e 08 (1º e 2º Anos)
Novembro: 07 e 08 (excepcionalmente começa no sábado para o 3º Ano)
Horário das aulas do 2º e 3º Ano:
Sextas das 17h00 às 19h45
Sábados das 08h00 às 17h30
Domingo das 08h00 às 14h00
Dispositivos:
Oficina de Escrita
Pesquisa em psicanálise
Plataforma Maternidade
Seminário: Funções Parentais
Seminário: Escuta Clínica em Psicanálise
Seminário: Introdução à Psicanálise
Supervisão de atendimentos
Rede de Práticas Clínicas Gerar
ESTÁGIOS (opcionais)
A partir do 2º Ano
ATENDIMENTOS EM CONSULTÓRIO OU INSTITUIÇÕES
As informações sobre estágio serão fornecidas no início das aulas do 2º ano.
Conteúdo Programático:
PROFESSORES CONVIDADOS
(currículos dos profissionais por área de atuação)
HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA
Maria Odila Leite da Silva Dias, Graduação em História pela USP, mestre e doutora em História Social pela USP, realizou estágios de pesquisa no British Museum, na Bodleian library da Universidade de Oxford, na Universidade de Yale e na Library of Latin American Studies da Universidade do Texas, foi bolsista pesquisadora da John Simon Guggenheim Foundation e Visiting Professor da Fundação Tinker. É professora titular aposentada da USP, onde mantém atividades de orientação de mestrado e doutorado e professora associada à PUCSP.
Mariza Werneck, Graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, com bolsa Capes PHD-sanduíche de dois anos na EHESS e Pós Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, é professora assistente doutora do Departamento de Antropologia, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.
OBSTETRÍCIA
Carolina Hofmeister, Médica Ginecologista e Obstetra formada pela USP; Mestre em Medicina pela USP, formada em Medicina Antroposófica, fez o Curso de Psicologia Perinatal no Instituto Gerar e Curso de Avaliação da Interação Mãe-Bebê com Prof. Ruth Feldman no Instituto de Psiquiatria da USP, integrante da Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar.
Juliana Giordano Sandler, Médica obstetra e ginecologista graduada e pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, doutoranda em Saúde Materna e Perinatal pelo programa de pós-graduação em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP com projeto de pesquisa: “Assistência hospitalar humanizada ao parto e nascimento na cidade de São Paulo”. Mestre pela mesma instituição com a dissertação “A carga da eclampsia: resultados de um estudo multicêntrico de vigilância da morbidade materna grave no Brasil”. Residência em Ginecologia e Obstetrícia pela UNICAMP (especialista pelo MEC), Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO/2009).
PEDIATRIA
Cleyton Angelelli, Médico Pediatra, Alergologista Infantil e Homeopata, Médico do Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein, integrante da Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar.
Florência Fuks, Pediatra geral da clínica Conviva e do Hospital Israelita Albert Einstein, com graduação e residência em pediatria na Faculdade de Medicina da USP, professora do Instituto Sedes Sapientiae e da pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein.
PESQUISADORA EM ALEITAMENTO
Irene Kalil, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui mestrado em Educação e especialização em Sociologia Urbana, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia. É servidora da Fiocruz, onde coordena o Núcleo de Comunicação Social e Design do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Atualmente, desenvolve também atividades de pesquisa, orientação e docência no campo da informação e comunicação em saúde.
PSICOLOGIA E PSICANÁLISE
Cristiane Curi Abud, psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP e doutora em Administração de Empresas pela FGV-SP, professora de Psicologia Médica da UNIFESP-EPM, supervisora e professora do curso de Psicossomática do Programa de Assistência e Estudos de Somatização (PAES), UNIFESP-EPM, Psicóloga concursada pela Universidade Federal de São Paulo em Dezembro de 2005 para participação no Departamento de Psiquiatria, tanto no setor de Psicologia Médica, ministrando aulas no segundo ano do curso de graduação de medicina, quanto no Programa de Atendimento e Estudos de Somatização.
Daniel Lírio, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e mestre em Psicologia Social pela USP. Além do trabalho em consultório, é supervisor clínico e institucional nos abrigos (Saicas) na organização Santa Fé, que acolhe crianças e adolescentes e outro que acolhe mães adolescentes com seus bebês. Professor e supervisor clínico no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Autor do livro Suspensão Corporal novas facetas da alteridade na cultura contemporânea e de diversos artigos sobre psicanálise e cultura.
Daniela Andretto, psicóloga, doula, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP – Departamento Materno Infantil, especialista em Estudos e Intervenções com famílias pela Universidade de Lisboa/Portugal, especialista em Psicologia Hospitalar pelo INCOR-USP, conselheira em Aleitamento Materno-OMS/Unicef, consultora Método Canguru-Ministério da Saúde/BR, Presidente fundadora da Associação das Doulas de São Paulo ADOSP.
Daniela Teperman, psicanalista, doutora pela Faculdade de Educação da USP, membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise com crianças, autora do livro: Clínica psicanalítica com bebês: uma intervenção a tempo (Fapesp/Casa do Psicólogo, 2005); coorganizadora do livro: O que os bebês provocam nos psicanalistas (Escuta/Fapesp,2008), integrante da Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar.
Ethel Battikha, psicóloga, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente nos temas: constituição do vínculo mãe-bebê, intervenção precoce na UTIN, humanização e terapia intensiva neonatal.
Fabiana Villas Boas, Psicóloga graduada pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Clínica pela USP. Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude. É professora convidada do curso de Psicologia e Relações Raciais do Instituto AMMA Psique e Negritude e da Pós-Graduação em Psicanálise na Perinatalidade e Parentalidade no Instituto Gerar. Atua na Rede de Atendimento Clínico do AMMA Psique e Negritude e em consultório particular.
Julieta Jerusalinsky, psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, psicóloga membro da APPOA, do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre e da Clínica Interdisciplinar Dr. Mauro Spinelli em São Paulo, professora de pós-graduação na COGEAE PUC-SP.
Leda Bernardino, psicóloga, psicanalista, Analista Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, professora titular do curso de Psicologia da PUC-PR (aposentada), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, pós-doutorado em Tratamento e Prevenção Psicológica pela Universidade de Paris 7, pesquisadora FAPESP.
Lia Pitliuk, psicóloga, psicanalista, membro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora do Curso Psicanálise com Crianças, professora do Curso Leituras Psicanalíticas do Brincar, e coordenadora do Grupo de Estudos A Perspectiva Relacional em Psicanálise, autora de artigos e capítulos de livros, entre eles, “Modos de Ser: Compondo com Espinosa e Rodulfo, em Psicossoma III – Interfaces da Psicossomática”, “Um Mal-Estar no Feminino: Contribuição ao Estudo sobre o ‘Não Querer se Analisar’, em Interlocuções Sobre o Feminino na Clínica, na Teoria, na Cultura”, ed. Escuta, “Rabiscos em Transferência: A Figurabilidade na Clínica Psicanalítica”, Revista Percurso.
Luciana Leis, psicóloga e pesquisadora do Projeto Alfa e Projeto Beta (Medicina Reprodutiva), atua com enfoque no atendimento a casais inférteis há 16 anos, formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da USP, trabalhou como psicóloga e supervisora no Hospital das Clínicas da USP no período de 2006 a 2015. Organizadora e coordenadora da “Jornada Paulista de Psicologia em Reprodução Assistida” desde 2014. Autora do blog sobre aspectos emocionais e infertilidade –“Blog da psicóloga Luciana Leis”.
Lucila Gonçalves, psicóloga (USP), psicanalista, especialista em Psicologia da Saúde (UNIFESP), mestre em Saúde Pública (USP), doutoranda em Psicologia Social (USP). É membro do Departamento de Psicanálise com crianças do Sedes Sapientiae e professora do curso “Winnicott: experiência e pensamento”, no mesmo Instituto. Atua na clínica da relação mãe-bebê, crianças e adultos. É pesquisadora junto aos povos indígenas desde 2005 e foi membro do GT psicologia e povos indígenas do CRPSP. É autora do livro “Na fronteira – das relações de cuidado em saúde indígena” (Annablume/FAPESP) e de artigos sobre o tema. Atualmente desenvolve a pesquisa “Entre corpos e sonhos” no Parque Indígena do Xingu.
Luís Galeão, psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e doutor em Psicologia Social pela PUCSP, professor de psicologia social da USP, docente no curso de graduação em psicologia e pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP, orientador de dissertações de mestrado, iniciação científica e pré-iniciação científica, participa do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, foi professor da UNIP e da Fundação Getúlio Vargas SP, participou do Observatório de Recursos Públicos em Área de Mananciais, do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP) e Sociedade Santos Mártires.
Mara Caffé, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professora do Curso de Psicanálise deste mesmo Instituto. Atua na área clínica e trabalhou também em escolas e em varas judiciais de família. É doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e autora dos livros: Psicanálise e Direito – a escuta analítica e a função normativa jurídica (editora Quartier Latin) e Crítica à normalização da Psicanálise (editora Casa do Psicólogo).
Márcia Ramos, psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora do curso Autismos e Psicoses – diagnósticos e projetos terapêuticos, no mesmo Instituto, atuando em consultório e na Saúde Pública desde 1985, nos últimos anos, como interlocutora em Saúde Mental em Supervisão Técnica de Saúde.
Maria Elisa Labaki, psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professora do Curso de Psicossomática Psicanalítica no mesmo instituto. Autora do livro: Morte (Casa do Psicólogo, 2001).
Maria Fernandes Ayres Nogueira, psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo. Pós-graduação em psicanálise, perinatalidade e parentalidade pelo Instituto Gerar. Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e conduz grupos de gestantes e mães de bebê. Paralelamente, é consultora em aleitamento materno e doula voluntária no hospital Amparo Maternal.
Mariana Telles Silveira, psicóloga, psicanalista, mestre e doutora pela UNIFESP, participou como monitora da pesquisa sobre indicadores de risco para crianças com autismo e psicose do Ministério da Saúde.
Patrícia Bader, psicóloga pela PUCSP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim Rede D’Or, professora da UNIP em Psicologia da Saúde.
Paulo Beer, psicanalista, mestre e doutorando do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP) e da Société International de Psychanalyse et Philosophie (SIPP-ISPP). Autor de Psicanálise e ciência: um debate necessário (Ed. Blucher, 2016).
Pedro Ambra, psicólogo, psicanalista, mestre e doutor pela USP, pesquisador das relações conceituais entre identidade, gênero e sexualidade. Organizador do livro: Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora nVersos, 2014); O que é o homem? Psicanálise e história da masculinidade no Ocidente (Editora Annablume. 2015). Foi professor da Universidade Júlio de Mesquita Filho, UNESP. É membro do grupo “Margens Clínicas”, que atende vítimas de violência policial.
Raquel Barros, psicóloga, presidente fundadora da Associação Lua Nova que acolhe jovens mães em situação de risco, mestre em Psicologia pela FFCLH da USP, colaboradora de pesquisas da UFRGS, consultora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ), professora do Centro de Referência sobre Drogas dos estados de Unifesp, Piauí, Brasília e Paraíba e coautora e propagadora da metodologia do Tratamento Comunitário em América Latina, consultora do Plane Colombo para implementação de currículo de tratamento para crianças usuárias de droga.
Raquel Paranhos, psicóloga hospitalar, especialista em Psicoterapia da criança e Psicossomática, Psicóloga há mais de 10 anos do Hospital e Maternidade Mario Degni (antigo Hospital Sara).
Roberta Kehdy, psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, especialista em Psicologia da Saúde pela UNIFESP, coordenadora da Clínica Social do Instituto Gerar, participou da equipe do SAMBE-Derdic para Formação Complementar, especializada pelo Serviço de Acolhimento Relação Mãe/Bebê da Derdic/PUC-SP, integrante da Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar.
Rodrigo Pacheco, psicólogo pela PUC-SP, psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo SP; coordenador da Rede de Psicanálise e Saúde Pública do mesmo FCL-SP, mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-USP, trabalhou como supervisor clínico-institucional de CAPS e como psicólogo clínico das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em diferentes regiões do município de São Paulo; diretor da OSCIP Associação Sabiá.
Rubens Volich, psicanalista. Doutor pela Universidade de Paris VII – Denis Diderot. Professor da Especialização em Psicossomática Psicanalítica – Corpo e clínica contemporânea do Instituto Sedes Sapientiae. Autor de: Psicossomática: de Hipócrates à Psicanálise (Ed. Casa do Psicólogo); Hipocondria: impasses da alma, desafios do corpo (Ed. Casa do Psicólogo); Segredos de mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista (coautoria com Alexandre Faisal – Ed. Atheneu); Coorganizador e autor dos livros da série Psicossoma (Ed. Casa do Psicólogo); Psicanálise e psicossomática. Casos clínicos, construções (Ed. Escuta).
Thais Garrafa, psicóloga pela PUCSP, psicanalista, professora do curso Sujeitos da Psicanálise do COGEAE-PUCSP, do curso de Formação em Psicanálise do CEP, supervisora clínica no projeto Com Tato do Instituto Fazendo História, integrante da Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar.
Vera Iaconelli, psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela USP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do Fórum do Campo Lacaniano SP, coautora do livro: Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora Versos, 2014), autora do livro: Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função (Annablume, 2015), autora do livro: Criar filhos no século XXI (Editora Contexto, 2019), diretora do Instituto Gerar, colunista do jornal Folha de São Paulo.
PSIQUIATRIA
Arianne M. Melo Angelelli, médica psiquiatra (USP), residência em Psiquiatria Infantil, formação pelo IPPIA – Instituto de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Atuação no CAPS Infantil do Hospital Pinel, CAPS II Lapa, CAPS III de Rio Claro, integrante da Equipe Clínica e de Pesquisa do Instituto Gerar.
SOCIOLOGIA
Daniela Roberta Antônio Rosa, socióloga, mestre em sociologia pela UNICAMP, criadora e coordenadora do Espaço Sankofa onde organiza grupos de gestantes, puérperas, cursos e consultoria sobre relações raciais para profissionais de saúde e educação.
LISTA DE PROFESSORES CONVIDADOS:
Anna Carolina Cabral
Arianne Angelelli
Carolina Hofmeister
Cleyton Angelelli
Cristiane Abud
Daniel Lirio
Daniela Andretto
Daniela Roberta Antônio Rosa
Daniela Teperman
Ethel Batthika
Fabiana Vilas Boas
Florência Fuks
Grupo de Trabalho e Pesquisa em Feminismo e Psicanálise
Irene Kalil
Juliana Giordano Sandler
Julieta Jerusalinsky
Leda Bernardino
Lia Pitliuk
Luciana Leis
Lucila Gonçalves
Luís Galeão
Mara Café
Márcia Ramos
Maria Elisa Labaki
Maria Fernanda Ayres
Mariana Telles Silveira
Maria Odila Leite da Silva Dias
Mariza Werneck
Miriam Debieux Rosa
Patricia Bader
Paulo Beer
Pedro Ambra
Raquel Barros
Raquel Paranhos
Roberta Kehdy
Rodrigo Pacheco
Rubens Volich
Thais Garrafa
Vera Iaconelli
Vera Zimmerman
1º ANO
08 Relatórios:
Reflexão pessoal de cada um dos 08 módulos do 1º ano com 02 a 04 laudas (Times New Roman, 12, espaço 1,5).
Prazo de entrega dos relatórios: 15/12/20.
2º ANO e 3º ANO
SEMINÁRIO:
01 seminário no 2º ano
01 seminário no 3º ano
Sobre tema escolhido pelo aluno referente às aulas ministradas no 2º e 3º ano, respectivamente.
Datas a serem combinadas com o professor.
ARTIGO E COMUNICAÇÃO
01 texto final de conclusão de curso referente aos assuntos abordados ao longo do curso.
Leitura do texto em 08/novembro/2021 para colegas, professores e público convidado.
Prazo de entrega final do texto em papel em 15/01/2023.
AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS (opcional):
RELATÓRIOS DE ATENDIMENTOS EM CONSULTÓRIO E INSTITUIÇÕES
Relatório de atendimento e encerramento de cada caso recebido.
Prazo de entrega final dos relatórios: 15/01/2023.
AVALIAÇÃO DA CONDUTA
O aluno deverá apresentar conduta condizente com o código de ética do CRP em todas as atividades desempenhadas desde o 1º ano.